O Programa

    Este é o programa previsto para as nossas paragens pelas quintas e projectos que vamos visitando. Todas as actividades são OPCIONAIS, apenas participando quem tiver vontade, podendo quem quiser apenas descansar, passear ou conversar, fazê-lo sem qualquer peso na consciência!

    Novas e outras ideias para tertúlias, workshops, etc são bem-vindas e poderão acontecer espontaneamente ao longo das paragens pelas quintas. Iremos todas as noites ou manhãs reunir-mo-nos em circulo para falar destas e outras coisas!


    MAPA GOOGLE

    Informação mais detalhada sobre os Workshops:

    Workshop Plantas selvagens comestíveis (Ana Loichot): Vamos descobrir uma panóplia de plantas selvagens, muito comuns, comestíveis e saborosas. A ideia é dar-mos um passeio, conversando, procurando e colhendo as plantas autóctones comestíveis. Aprendendo a identifica-las e encontrando assim uma forma gratuita, agradável e ao alcance todos de preparar uma refeição natural!

    Workshop Primeira Fase da construção de um barracão em ferros de andaime (Catarina Costa Cabral): Tarefa principal : levar para o local da construção e contar os ferros, levaremos os que pudermos. Esta actividade permite ver as ruínas do paço e o monte das ruínas circulares. De caminho há também troncos no pinhal para trazer e para guardar, boa oportunidade para passear pelo pinhal!

    Workshop construção forno de pão exterior (Duarte Nemus) : Vamos construir em conjunto um forno comunitário para pão em pedra, cob e tijolo burro!

    Workshop Evolução consciente: quem sou eu e por que estou aqui? (Peter Bampton): Workshop de duas horas

    À medida que despertamos para a crise planetária que enfrentamos, mais e mais de nós tomam consciência do papel de cada um como co-criadores do futuro. Estamos a despertar para uma nova espiritualidade, na qual não existe mais separação entre a transformação de nós mesmos e a evolução do mundo. No coração deste despertar, encontra-se o impulso evolutivo – o impulso para participar na evolução da vida, da cultura e da própria consciência.

    Este poderá revelar-se o mais importante evento da história da humanidade. Aqueles que respondem ao apelo deste nosso momento, terão a oportunidade de participar na maior transformação alguma vez presenciada pelo mundo.
    Se considera ser alguém que vê e sente que o futuro está nas nossas mãos, está igualmente ciente de que em nenhum outro momento da história houve tanto potencial de transformação cultural como agora. Deste modo, muitos de nós possuem agora as ferramentas, recursos e perspectivas para criar, realmente, um mundo novo, baseado no reconhecimento de que o “interior” e o “exterior”, a consciência e a cultura, são unos, e que quem somos não está separado dos épicos 14 bilhões de anos de evolução cósmica.
    Se começa a despertar para esta perspectiva cósmica, sente-se, provavelmente, também compelido a tornar a sua vida num reflexo desse potencial evolutivo. E sabe também que com vista a fazer com que uma evolução tão importante seja levada a um nível colectivo, é necessário juntar-se a outros, de forma a que seja dado um significativo salto em frente.
    Imagine o que seria possível realizar, se todos nós nos tornássemos expressões integrais de uma consciência iluminada e de valores evolutivos…
    Que tipo de cultura pode surgir, a começar pela nossa própria transformação, e irradiar para o mundo através da nossa inspiração partilhada, do nosso esforço e da nossa acção?
    Neste workshop, vou conduzi-lo numa viagem experiencial ao interior destas perguntas. Vou partilhar uma perspectiva e uma expansão da identidade que se baseia na iluminada tomada de consciência de que não estamos separados do processo evolutivo. Por outras palavras, não somos simplesmente indivíduos, vivendo a nossa vida pessoal, medos e desejos aqui no planeta Terra; somos, de facto, o próprio Universo, que está a esforçar-se para se tornar mais atento e consciente de si mesmo através dos corações e mentes dos seres humanos em evolução.
    Junte-se a Pete Bampton para explorar o que significa participar na vanguarda da evolução

    Workshop construção duche solar (Andrew Jordan): Vamos construir em conjunto um duche solar exterior com tubos de água pretos, muito simples, barato e eficaz! Mais uma técnica de construção útil para quem quer começar novos projectos.

    Colóquio Transição para uma economia e cultura pós carbono (organizado por João Leitão): Vivemos desafios sem paralelo na História da Humanidade.

    Na área da energia, cresce o número de especialistas que considera que chegou ao fim, a era dos combustíveis fósseis baratos e abundantes, factor historicamente essencial ao modelo económico dominante, assente na ideia de expansão económica contínua.

    Por outro lado, as provas de que vários recursos naturais essenciais à nossa existência no Planeta, como por exemplo, água potável, florestas, biodiversidade, solos aráveis, qualidade mínima do ar, reservas de peixe, clima estável, etc., estão sujeitos a enorme stresse, parecem ser cada vez mais irrefutáveis.

    No campo da saúde mental, os dados relativos às patologias mais comuns, ligadas às perturbações da ansiedade e às depressões, sugerem que o modelo económico e social que preside à organização da nossa sociedade, deve ser repensado.

    O Modelo de Transição afirma que é sobretudo ao nível local, que encontramos a solução para muitas questões que o Séc. XXI nos coloca. As Iniciativas de Transição são também inspiradas pelos princípios éticos e de design da Permacultura. Elas são a prova que a sociedade civil, os cidadãos comuns, têm em si o poder para responder criativamente e com eficácia, nomeadamente, aos desafios do Pico do Petróleo, das Alterações Climáticas, e da Vulnerabilidade Económica.

    Pombal ou a Região de Leiria podem dar o exemplo em Portugal, inspirando outras localidades e as suas gentes, a abraçar a Transição como uma forma positiva de preparar o futuro das próximas gerações, oferecendo resiliência e optimismo, face a choques externos à comunidade.

    Todo o programa AQUI

5 responses

19 03 2010
Pedro Carrasco

Olá,
gostariamos de participar de dia 22 até 24. Não nos é possível arrancar convosco no domingo porque ambos trabalhamos. Assim, como é que nos podemos juntar ao grupo no dia 22, por volta do meio-dia?

Ficamos a aguardar notícias vossas:-).

21 03 2010
Ana Loichot

Pedro, devemos estar em Mangualde por volta do meio dia! Junta-te a nós lá!
Qualquer coisa podes telefonar-me 934240466
Eventualmente podemos arranjar-vos boleia, se perderem a caminhada em mangualde!
Beijinhos
Ana

20 03 2010
joao

Excelente Programa! Estarei à vossa espera em Vide!

21 03 2010
pedro carrasco

ok, obrigado, lá estaremos ámanhã em lamego , espero que antes do meio dia.

até ámanhã

pedro

12 11 2012
BlackChipPoker Offer

It is appropriate time to make a few plans
for the future and it’s time to be happy. I have learn this post and if I may just I desire to counsel you some interesting things or tips. Maybe you can write next articles referring to this article. I desire to learn even more issues about it!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s




%d bloggers like this: